Curiosidades Sobre o Sangue

O que é o sangue

O sangue humano é composto por plasma, hemácias, leucócitos e plaquetas. É um tecido vivo que circula pelo corpo, levando oxigênio e nutrientes a todos os órgãos. Assim como eu você já se desesperou em alguma situação onde se machucou e acabou perdendo 'muito' sangue? É nessas horas que a seguinte pergunta surge: Será que eu perdi muito sangue, quanto será que ainda tenho no meu corpo? Vamos então á resposta desta questão.

Uma pessoa normal possui um volume de cinco a seis litros de sangue circulando no corpo, geralmente representando até 7% de seu peso.

O sangue é formado por 4 elementos: plaquetas, glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plasma.Os glóbulos brancos constituem grande parte do sistema imunológico. Glóbulos brancos defendem o nosso corpo matando coisas que não pertencem ao corpo, como bactérias e vírus.

Os glóbulos vermelhos levam oxigênio pelo corpo e limpam o dióxido de carbono que for gerado pelas células. Já as plaquetas tem a função de coagulação do sangue. Um coágulo é quando o sangue líquido de solidifica.
 O sangue  é classificado em grupos e subgrupos: ABO (A, B, AB e O) e os Rh (positivo e negativo). Na população brasileira, os percentuais são de aproximadamente 45% de tipo O e 42% tipo A. O grupo B representa 10% e o AB com apenas 3%. Em termos de fator RH, os tipos negativos são os mais raros.

Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Traduzido Por : Template Para Blogspot Copyright © 2011. Hemocentro Caicó - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger